quarta-feira, 30 de julho de 2025

A consciência que Jesus tinha de si mesmo e de sua missão - Comissão Teológica Internacional (1985)

 

Imagem do Sudário de Turim - Rosto reconstituído

    Queridos leitores, já preparamos uma nota para apresentar uma tradução inédita de um documento produzido pela Comissão Teológica Internacional em 1985, intitulado A consciência que Jesus tinha de si mesmo e de sua missão. O texto final recebeu a aprovação (placet) do Cardeal Joseph Ratzinger, pois era o presidente da referida comissão à época.

    Que mais podemos acrescentar ao que já foi escrito? O que vem à mente é o seguinte trecho do Evangelho: No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: 'Eis o Cordeiro de Deus'. Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus. Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: 'Que procurais?'. Disseram-lhe: 'Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?'. 'Vinde e vede' – res­pondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima (Jo 1,35-39).

    Esperamos que a leitura atenta, cuidadosa e meditada desse documento produza no seu interior um encontro com a pessoa de Jesus, não só com a consciência que Ele tinha de si e da sua missão (clique AQUI para acessá-lo).

quarta-feira, 23 de julho de 2025

A espiritualidade do Novo Testamento - Pe. Adolphe Tanquerey

Noli me tangere - Fra Angelico (1440-1441)

    Confio o conhecimento dessa iniciativa para o maior número de cristãos aos cuidados da “apóstola dos apóstolos” que no primeiro dia da semana, quando ainda estava escuro, foi ao túmulo de Jesus. Chorava, porque tiraram o Senhor do túmulo. Nem os anjos conseguiram consolá-la. Ela viu Jesus, mas pensou que fosse o jardineiro. Ele a interpelou: “Mulher, [...] A quem procuras?”. Ela respondeu: [...] “eu o irei buscar”. As escamas caem de seus olhos quando Jesus a chama pelo nome. Ela exclama em hebraico Mestre. [...] “Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor!” (cf. Jo 20,1-2.11-18).


Para baixar o opúsculo A espiritualidade do Novo Testamento do Pe. Adolphe Tanquerey, clique aqui.