quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Top 10 da espiritualidade católica



A nossa equipe preparou uma lista contendo os dez livros de espiritualidade indispensáveis para os católicos começarem muito bem o ano de 2019. Sabemos que a “repugnância” em ler é um problema cultural do Brasil, tanto que há menos de cinco anos 70% da população não abriu um livro sequer. Esse é um sinal evidente da degradação educacional que nos assola. Mas acreditamos em dias melhores e, levando em conta esse quadro social, elaboramos a lista, pensando em obras com linguagem simples, clara e, ao mesmo tempo, profunda, pois toca os corações mais endurecidos. Para isso é preciso dar o primeiro passo.

A Bíblia não entrará na contagem, pois de fato é “o Livro dos livros”. Como diz São Jerônimo, o primeiro tradutor bíblico para o latim, quem ignora a Sagrada Escritura, ignora o Cristo. Pe. Paulo Ricardo numa aula ao vivo explica a relação entre a Bíblia e a Igreja Católica após uma polêmica envolvendo Dom Henrique Soares e Silas Malafaia (clique aqui). Para conferir o nosso roteiro ou método de leitura com as sugestões de por onde começar, acesse-o clicando aqui. Quem quiser conhecer o “salário-mínimo” da fé católica, não pode deixar de ler esse artigo do nosso apostolado (clique aqui).



Feitas essas considerações, podemos passar à lista dos "top 10", cujo objetivo é cultivar a espiritualidade católica. Em matéria de doutrina, demos nossa contribuição ao escrever o "Tirando o ano do laicato do papel" (clique aqui). E, tendo em vista as dificuldades linguísticas que as pessoas encontram na leitura dos documentos oficiais da Igreja, mesmo os mais fáceis, estamos concluindo o "Breve curso de catequese para todos" que, em tempo oportuno, será divulgado.

1º - A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo - Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja.

2º - A misericórdia divina em minha alma (diário) - Santa Faustina Kowalska, vidente de Jesus Misericordioso.

3º - O Segredo do Rosário - São Luís Maria Grignion de Montfort. 

4º - O Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria - São Luís Maria Grignion de Montfort.

5º - Memórias - Irª. Lúcia, vidente de Fátima.

6º - Imitação de Maria - Autor desconhecido, monge.

7º - Preparação para a morte - Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja.

8º - 25 Minutos - Franz Coriasco, biógrafo da beata Chiara Luce Badano.

9º - Imitação de Cristo - Tomás de Kempis, monge.

10º - Filoteia - São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja.

Nós recomendamos esses livros necessariamente nessa ordem. A maioria deles pode ser baixada na Internet. Lembrando que foram escritos para serem meditados, isto é, degustados a conta-gotas. Não se deve lê-los num fôlego só. Eles pedem uma leitura pausada... no máximo, três páginas por dia.

Após o "top 10", poderíamos fazer outra lista... não deixe faltar em sua estante: Um olhar que cura - Pe. Paulo Ricardo (expõe as doenças espirituais e como tratá-las... é um manual popular de ascese cristã) e O banquete do Cordeiro - Scott Hahn (evidencia como a Santa Missa é o cumprimento do Apocalipse). A dica infalível é ler todo livro assinado por um santo reconhecido pela Igreja... e dedicar também um tempo a conhecer as biografias dos santos (os filmes podem facilitar o percurso). Agora é por sua conta! Tolle et lege!

Nenhum comentário:

Postar um comentário