quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Top 10 da espiritualidade católica



A nossa equipe preparou uma lista contendo os dez livros de espiritualidade indispensáveis para os católicos começarem muito bem o ano de 2019. Sabemos que a “repugnância” em ler é um problema cultural do Brasil, tanto que há menos de cinco anos 70% da população não abriu um livro sequer. Esse é um sinal evidente da degradação educacional que nos assola. Mas acreditamos em dias melhores e, levando em conta esse quadro social, elaboramos a lista, pensando em obras com linguagem simples, clara e, ao mesmo tempo, profunda, pois toca os corações mais endurecidos. Para isso é preciso dar o primeiro passo.

A Bíblia não entrará na contagem, pois de fato é “o Livro dos livros”. Como diz São Jerônimo, o primeiro tradutor bíblico para o latim, quem ignora a Sagrada Escritura, ignora o Cristo. Pe. Paulo Ricardo numa aula ao vivo explica a relação entre a Bíblia e a Igreja Católica após uma polêmica envolvendo Dom Henrique Soares e Silas Malafaia (clique aqui). Para conferir o nosso roteiro ou método de leitura com as sugestões de por onde começar, acesse-o clicando aqui. Quem quiser conhecer o “salário-mínimo” da fé católica, não pode deixar de ler esse artigo do nosso apostolado (clique aqui).



Feitas essas considerações, podemos passar à lista dos "top 10", cujo objetivo é cultivar a espiritualidade católica. Em matéria de doutrina, demos nossa contribuição ao escrever o "Tirando o ano do laicato do papel" (clique aqui). E, tendo em vista as dificuldades linguísticas que as pessoas encontram na leitura dos documentos oficiais da Igreja, mesmo os mais fáceis, concluímos o "Breve curso de catequese para todos" que pode ser baixado gratuitamente (clique aqui).

1º - A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo - Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja.

2º - A misericórdia divina em minha alma (diário) - Santa Faustina Kowalska, vidente de Jesus Misericordioso.

3º - O Segredo do Rosário - São Luís Maria Grignion de Montfort. 

4º - O Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria - São Luís Maria Grignion de Montfort.

5º - Memórias - Irª. Lúcia, vidente de Fátima.

6º - Imitação de Maria - Autor desconhecido, monge.

7º - Preparação para a morte - Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja.

8º - 25 Minutos - Franz Coriasco, biógrafo da beata Chiara Luce Badano.

9º - Imitação de Cristo - Tomás de Kempis, monge.

10º - Filoteia - São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja.

Nós recomendamos esses livros necessariamente nessa ordem. A maioria deles pode ser baixada na Internet. Lembrando que foram escritos para serem meditados, isto é, degustados a conta-gotas. Não se deve lê-los num fôlego só. Eles pedem uma leitura pausada... no máximo, três páginas por dia.

Após o "top 10", poderíamos fazer outra lista... não deixe faltar em sua estante: Um olhar que cura - Pe. Paulo Ricardo (expõe as doenças espirituais e como tratá-las... é um manual popular de ascese cristã) e O banquete do Cordeiro - Scott Hahn (evidencia como a Santa Missa é o cumprimento do Apocalipse). A dica infalível é ler todo livro assinado por um santo reconhecido pela Igreja... e dedicar também um tempo a conhecer as biografias dos santos (os filmes podem facilitar o percurso). Agora é por sua conta! Tolle et lege!

Nenhum comentário:

Postar um comentário