quarta-feira, 25 de outubro de 2017

As três críticas básicas ao Pe. Paulo Ricardo


Li três críticas tão simbólicas ao Pe. Paulo Ricardo que resolvi comentar. Até porque, no fundo, é endereçada a cada cristão de verdade.

1- Pe. Paulo é fundamentalista.
Na boca do crítico, é apenas um pejorativo como "feio", "chato" etc., porque o sentido do termo não é esse e, ainda mais no contexto religioso, já que se trata de uma ofensa a um padre. Fundamentalista é quem interpreta a Bíblia ao pé da letra. Por exemplo, a Criação descrita em Gn 1 e 2 acontece ipsis litteris daquele modo. Não é assim que entende a Igreja católica. E o criacionismo, na leitura católica, não exclui o evolucionismo ou outra teoria científica explicativa acerca das origens. São campos distintos e complementares (fé e ciência), não antagônicos (fé contra ciência). A título de curiosidade, Padre Georges Lamaître quem desenvolveu a teoria do Big Bang. Soletro: P-a-d-r-e G-e-o-r-g-e-s L-a-m-a-î-t-r-e. Remeto ao excelente documentário do Thomas Woods, PhD em História e professor em Harvard, que refuta dezenas de mitos sobre a Igreja (como a Igreja católica construiu acivilização ocidental?), mitos tão comuns e espalhados por professores brasileiros, em especial, do nono ano em diante (na faculdade esses fantasmas o acompanharão).

2- Pe. Paulo tem pensamentos preconceituosos.
Na lógica do crítico, ser preconceituoso é não defender a posição que ele considera a mais avançada (paradoxo: o preconceito contra “o preconceito"). Por exemplo, todo bom cristão sabe que o homossexualismo é pecado e, portanto, não se pode apoiar as práticas homossexuais. Isso significa odiar os homossexuais? Não. Isso significa matar os homossexuais? Não. Isso significa desrespeitar ou destratar qualquer homossexual? Não. Isso significa que você não possa ter amizades com pessoas homossexuais? Não. Isso significa que, se tiver familiares homossexuais, que você deva excluí-los? Não. O que, afinal, significa? Que o homossexualismo é pecado e, portanto, não posso apoiar as práticas homossexuais. Não posso dizer que é certo e está tudo bem; dizer que é tão correto (e está nos planos de Deus) quanto o comportamento heterossexual; dar minha aprovação às pautas políticas do movimento LGBT como “casamento gay” (essa é a posição oficial da Igreja católica que pode ser lida aqui), ensino da ideologia de gênero para crianças e adolescentes etc.

3- Pe. Paulo tem ideias retrógradas.
Essa é a melhor parte. Acusar alguém de retrógrado é o mesmo que se colocar na posição de iluminado, de "progressista". "O progresso está comigo, porque sou moderno". É o homem com "update" de 2017. Afinadíssimo com o mundo em que está vivendo e, sobretudo, com os valores mainstream, com a ética corrente, com a moral fashion em voga. Realmente... a moral CRISTÃ é "retrógrada" porque Jesus CRISTO, sendo Deus feito homem, é o mesmo ONTEM, HOJE e SEMPRE (Hb 13, 8). Há dezenas de passagens que nos advertem contra os pensamentos do mundo. Qualquer cristão minimamente instruído tira isso de letra, embora seja difícil nadar contra a maré. Ninguém nega que esse descompasso seja árduo, custoso e complicado. Só que existem alegrias na viagem. Durante a travessia desse mundo (Jo 15, 19) para a nossa verdadeira pátria (Fl 3, 20) – o Céu – há muitos temporais, principalmente, se estiver na Barca de Pedro. Os nossos irmãos que estão em jangadas também sofrem.

Por falar em Pedro, seu sucessor, o Papa Francisco, assina embaixo, pois a crítica ao Pe. Paulo era por causa de um artigo no site tratando sobre ideologia de gênero. E o Papa já se manifestou contra e avisou dos perigos.

Afinal, eu queria dar a palavra a Nosso Senhor. Tenho certeza de que Ele estava querendo resumir todo esse palavrório meu em uma sentença. Qual?

“Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mt 5, 11-12).

Se vocês ainda não conhecem, eu lhes apresento o site do criticado:

Um comentário:

  1. Até que enfim um site falando a verdade sobre ele. Parabéns.

    ResponderExcluir