domingo, 15 de outubro de 2017

Seria Jesus “revolucionário”?


Os esquerdistas se valem cinicamente do cristianismo para atender aos seus desejos de poder a qualquer custo, seja para destruir a moral judaico-cristã quando ela não é conveniente (aborto, “casamento” gay etc.), seja para se utilizar da figura de Cristo como bode expiatório da “revolução” que “irá” instaurar a terra sem males (paraíso terrestre ou comunismo). Sabe quando isso ocorrerá nos moldes propugnados? Nunca.

A experiência do comunismo prova sua inépcia no plano material (vide o exemplo da URSS), no final acabam se rendendo à economia de mercado, pois o socialismo por si só não sobrevive, precisa do capital que tanto repudia (Stálin era um capitalista às escondidas).

No plano espiritual, como Jesus mesmo afirmou: os pobres sempre existirão (Jo 12,8). A Terra só será transformada na metahistória (ou seja, ao findar a história, Deus instaurará seu Reino). Por isso, é Reino “dos Céus”, haverá novos céus e novas terras. Mas isso já é teologia demais e de difícil assimilação para essas pessoas com viseira ideológica.

Vamos à sugestão herética:
1) Episódio que é usado para mostrar uma caricatura de Jesus:
“Chegaram a Jerusalém e Jesus entrou no templo. E começou a expulsar os que no templo vendiam e compravam; derrubou as mesas dos trocadores de moedas e as cadeiras dos que vendiam pombas. Não consentia que ninguém transportasse algum objeto pelo templo. E ensinava-lhes nestes termos: ‘Não está porventura escrito: A minha casa chamar-se-á casa de oração para todas as nações’ (Is 56,7)? Mas vós fizestes dela um covil de ladrões (Jr 7,11)” (Mc 11,15-17).

2) A atitude de Jesus foi um protesto e causou um transtorno grave?
De certo modo, SIM, porém se trata de “descontextualização” e “anacronismo histórico”. Cristo agiu dessa forma para que o povo reconhecesse que iria inaugurar um novo Templo, seu próprio Corpo, que substituiria o antigo (onde os vendilhões ficavam) e que seria destruído como o foi após 70 anos aproximadamente de sua Morte e Ressurreição.

Ora, se Jesus cita Isaías afirmando que a casa d’Ele se transformaria em “casa de oração”, seria por ventura para se transformar num local de agitação? Barulho? Ausência de paz? Vandalismo? Protesto sem sentido ou como dizem “apartidário”? Ou o gesto drástico tinha um propósito específico e totalmente cônscio: as pessoas precisam respeitar o templo sagrado, o local de culto e não convertê-lo num local de negociatas.

3) Dizer que Jesus era um “agitador de massas”, “um rebelde”, “um Che espiritualizado”, é uma tremenda falsidade. Ele é Deus encarnado. E você não me venha citar um episódio do Evangelho e retirar só a parte que lhe aprouver.

4) Era uma atitude pensada a expulsão dos comerciantes? Sim. Intencional de Jesus? Sim. Articulada? Sim. Foi espontânea? Do nada? Não. Por que na sua Paixão Cristo não agiu como um “rebelde”? Vamos ensinar aos esquerdistas de plantão como se interpreta um texto (interpretação sistemática)?

4.1. Pedro tentou agiu como um “revolucionário” para defender a Cristo:
“Mas um dos companheiros de Jesus desembainhou a espada e feriu um servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Jesus, no entanto, lhe disse: Embainha tua espada, porque todos aqueles que usarem da espada, pela espada morrerão” (Mt 26, 51-52)

4.2. Outro exemplo:
“Disse Pilatos: Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo”. (Jo 18, 35-36)

4.3. Qual a atitude cristã?
"Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra" (Mt 5,5).

"Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5,9).

“Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra.Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado. Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos”. (Mt 5, 38-45)

4.4. Sabe qual foi a minha reação quando li essa bobagem?
“Vendo isto, Tiago e João disseram: Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma? (Lc 9,54)

Porém, o Jesus “revolucionário” contesta:
“Jesus voltou-se e repreendeu-os severamente. [Não sabeis de que espírito sois animados. O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las.] Foram então para outra povoação”. (Lc 9,55-56).

Afinal de contas, não podemos NUNCA nos esquecer de que o Sagrado Coração de Jesus foi, é e sempre será manso e humilde (Mt 11,29). Que Ele faça a verdadeira revolução: transformar nosso coração de pedra num coração de carne (Ez 36, 26-28)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário