terça-feira, 18 de julho de 2017

5 passos simples para viver a fé católica no Ano Mariano



A CNBB, com o apoio do Papa Francisco, instituiu o Ano Nacional Mariano em comemoração aos 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba. O ano da graça para o povo brasileiro teve início em 12 de outubro de 2016 e terminará em 11 de outubro de 2017. Existem indulgências especiais que você pode obter para si ou para as almas do Purgatório (clique aqui).

Mas o nosso foco não é esse. Trata-se de mostrar como viver a fé católica em 5 passos simples. A simplicidade se deve à nossa professora que é ninguém menos que a Virgem Maria. Em suas aparições recentes no mundo, ela ensinou como destruir o diabo com 5 pedrinhas como o rei Davi um dia fizera com o gigante Golias (1Sm 17).

Antes de tudo, é importante fazer uma pequena catequese: Maria é a Mulher profetizada no Gênesis, em que Deus mesmo estabeleceu o ódio entre ela e a serpente infernal (Gn 3, 15). Tanto Maria é a Mulher que Nosso Senhor em seu primeiro milagre ocorrido graças à sua intercessão (Jo 2, 1-9), chamou-a expressamente de "Mulher". E, enquanto pendia do madeiro da cruz, recordou-a de sua missão (Jo 19, 26-27). Por fim, a Mulher, na luta contra a serpente, sai vitoriosa e coroada por Deus (Ap 12, 1ss).

1ª PedrinhaORAÇÃO – Você reza todos os dias?

Sugestão: a recitação do santo terço diariamente é a arma mais eficaz. Foi o que Mãe do Senhor (Lc 1, 43) pediu em todas as suas aparições, sobretudo em Fátima em que comemoramos 100 anos.

2ª PedrinhaCONFISSÃO – Há quanto tempo você não se confessa? Faz muito tempo? Anos? Décadas talvez?

Obs. Toda vez que se cometer um pecado grave é necessário se confessar (§1863, Catecismo da Igreja Católica). Sugestão: 1 vez por mês. Para acessar o melhor exame de consciência que conhecemos (clique aqui).



3ª Pedrinha - EUCARISTIA – Comunga com frequência?


Obs. Não se pode receber a hóstia tendo pecado grave que não foi confessado (§1415, Catecismo da Igreja Católica). O sacrilégio é uma ofensa terrível e quem o pratica, torna-se réu do Corpo do Senhor. (1Cor 11,29). A comunhão para os recasados/2ª união nunca foi liberada pela Igreja (§270, Youcat), exceto para aqueles que viverem a continência, o "matrimônio josefino" (§84, Familiaris Consortio, c/c Capítulo Oitavo da Amoris Laetitia). Se quiser aprofundar, leia dois artigos nossos (clique aqui) e (clique aqui).

4ª PedrinhaBÍBLIA – Você lê a Palavra de Deus todos os dias?

Sugestão: 1 salmo ou 1 capítulo do Evangelho por dia. Comece sempre pelo Novo Testamento no caso de querer ler do início ao fim, pois Jesus é a chave de leitura da Bíblia (Lc 24, 27). Se quiser um método de leitura para ajudar (clique aqui).

5ª PedrinhaPENITÊNCIA – Você faz algum jejum ou abstinência?

Sugestão: a regra é que toda sexta-feira é um dia obrigatório de abstinência em que não se pode comer carne segundo os cânones 1249 a 1252. Posso comer no lugar peixe e ovos? Sim. Para um aprofundamento dessa disciplina (clique aqui).

Trilhe o caminho simples das 5 pedrinhas e ensine aos outros. Deus cuidará do resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário