quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Há erro na imagem do Pai Eterno?



A representação do Divino Pai Eterno como um ancião é correta?

Alguns dizem se tratar de heresia, pois o Pai, primeira Pessoa da Santíssima Trindade, por ser puro Espírito, habitar em luz inacessível e não ter um rosto, não poderia ser representado numa imagem, muito menos como um ancião. Os críticos se baseiam, em linhas gerais, pelos seguintes trechos das Sagradas Escrituras:

- “Aquele que me viu, viu também o Pai” (Jo 14, 9);

- “o único que possui a imortalidade e habita em luz inacessível, a quem nenhum homem viu, nem pode ver” (1Tm 6, 16);

- “Jesus é a imagem de Deus invisível” (Cl 1, 15).

Antes de mais nada, é importante recordar a lição do Catecismo da Igreja Católica: “No entanto, a fé cristã não é uma ‘religião do Livro’. O Cristianismo é a religião da ‘Palavra’ de Deus, ‘não duma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo’” (n. 108).

A fé católica, portanto, é composta de três colunas (Tradição, Sagradas Escrituras e Magistério). Não adotamos o princípio protestante de “sola scriptura” que não tem fundamento algum, como vimos no artigo “São Pedro e São Paulo refutam o protestantismo” (clique aqui).

Sobre a questão que levantamos, a da representação do Divino Pai Eterno, o Papa São Pio X em seu Catecismo Maior recolhe da iconografia cristã os pontos de divergência e responde as perguntas com maestria. Vejamos:

108) Sendo Deus espírito puríssimo, por que se representa a Santíssima Trindade em forma visível?
Deus é espírito puríssimo; mas as três Pessoas divinas se representam sob certas imagens para dar-nos a conhecer algumas propriedades ou ações que se lhes atribuem a maneira com que algumas vezes têm aparecido.

109) Por que Deus Padre é representado em forma de ancião?
Deus Padre é representado em forma de ancião para significar a eternidade divina e porque Ele é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade e o princípio das outras duas Pessoas.

110) Por que o Filho de Deus é representado em forma de homem?
O Filho de Deus é representado em forma de homem porque é também verdadeiro homem, por haver tomado a natureza humana para nossa salvação.

111) Por que o Espírito Santo se representa em forma de pomba?
O Espírito Santo se representa em forma de pomba porque nesta forma baixou sobre Jesus Cristo, quando foi batizado por São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário