sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Um breve resumo da fé católica em 95 teses



O texto abaixo nos foi fornecido pelo Pe. Françoá Costa:

HOJE, 31 OUTUBRO DE 2017, ME SENTI INSPIRADO A DIVULGAR NO FACE-EM-BERG, 95 TESES QUE AJUDAM A RECONHECER O CRISTÃO NO QUAL EXISTE A FÉ VERDADEIRA. NÃO SEI SE VOCÊ VAI TER PACIÊNCIA DE LÊ-LAS TODAS. LOGICAMENTE, A FÉ CATÓLICA NÃO ESTÁ TODA EXPRESSADA AQUI, MAS ESCOLHI ALGUNS ELEMENTOS QUE PODERÃO ESPECIALMENTE AJUDAR A DISCERNIR A VERDADE DO ERRO NOS TEMPOS ATUAIS. BOA LEITURA!

1. Há um só Deus em três Pessoas (Pai e Filho e Espírito Santo); portanto não somente o politeísmo é ilusão, mas também o é toda religião monoteísta que permanece fechada à Trindade das Pessoas divinas.

2. Há um só salvador, o Senhor Jesus Cristo; portanto não adianta procurar salvadores em tantas coisas, pois seu coração continuará vazio e se quiser preenchê-lo de verdade, mais cedo ou mais o entregará a Jesus.

3. Jesus Cristo é o Filho de Deus, Nosso Senhor. Portanto, estão errados aqueles que ousam colocá-lo ao lado de Buda ou Maomé, como se fossem iguais. Jesus Cristo é Deus, aqueles não o são. Logo, a diferença é, simplesmente, transcendental.

4. O batismo continua a ser necessário para a salvação. Portanto, estão errados aqueles que omitem esse sacramento às criancinhas.

5. Há uma só religião verdadeira, o cristianismo; portanto todas as outras são falsas.

6. Há uma só Igreja Cristã verdadeira, que é a Católica; portanto todas as outras igrejas e comunidades eclesiais nada mais são que cismas históricos e/ou caprichosos.

7. A Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica. Se as pessoas têm a coragem de afirmar várias igrejas e também têm a ousadia de afirmar que a igreja é santa e pecadora, porque não falam também que ela é acatólica e não-apostólica? Quando a pessoa quer ser herege, deve ser pelo menos coerente. Portanto, o herege que não é inteligente não é um “bom” herege.

8. A Igreja continua sendo Una, mesmo que alguns cristãos tenham se separado dela.

9. A Igreja não deixa de ser Santa porque nós pecamos, somos nós que nos separamos um pouco mais dela cada vez que pecamos. Por isso o Sacramento da Confissão, não é somente reconciliação com Deus, mas também é reconciliação com a Igreja. Sendo assim, erram aqueles que dizem que a Igreja é santa e pecadora.

10. A Igreja é Católica, isto é, está destinada a se estender a todo mundo, como ordenou o Senhor. Não entender as missões como apostolado que quer principalmente converter as pessoas é deformar a característica da catolicidade na própria vida.

11. Os missionários não devem se dedicar principalmente à ação filantrópica, mas devem evangelizar. Portanto, uma evangelização que constrói muitos poços e alimenta os pobres, mas não conduz ao batismo, nem que seja a longo prazo, virou ONG.

12. A solução para evangelização em locais difíceis não é fazer diminuir a formação dos candidatos ao sacerdócio nem favorecer o sacerdócio de homens casados, mas é questão de fé. Os nossos irmãos doutros tempos tiveram dificuldades semelhantes nas missões, mas não ficaram diminuindo aspectos importantes da vida da Igreja e, portanto, não ficaram minando a fé dos fiéis.

13. A Igreja é Apostólica por sua constituição hierárquica: assim como Jesus fundou sua Igreja com o colégio dos apóstolos cuja cabeça era Pedro, continua mantendo-a com o colégio dos bispos cuja cabeça é o Papa, sucessor de Pedro.

14. Todos os seres humanos são chamados a entrar na Igreja Católica, pois fora dela não há salvação; portanto, o relativismo é uma doença dos nossos tempos.

15. Aquelas pessoas que chegam a salvar-se sem pertencer à Igreja Católica, se se salvam, esta salvação é em Cristo e na Igreja, já que não existe outro Nome que dê a salvação nem outra Igreja na qual salvar-se.

16. Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens, mas ele quis unir a si mediadores e intercessores, pois em toda a história da salvação Deus sempre agiu através de homens e mulheres escolhidos; portanto, aqueles que não veneram Nossa Senhora e os santos estão simplesmente errados.

17. Nós, os católicos, não somos donos da verdade, mas somos filhos do dono e herdeiros da Verdade para anunciá-la a todos os povos; portanto, esse complexo de inferioridade que existe em alguns católicos é uma enfermidade que pode ser curada.

18. A Bíblia foi escrita pela Igreja e na Igreja e só se entende corretamente na Igreja; portanto, Bíblia sem Tradição é um Livro sem reconhecimento do Escritor nem do intérprete. Se alguém interpretasse a Sagrada Escritura fora da Tradição seria um medonho absurdo.

19. O Cânon das Escrituras contém 73 livros, 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Erram aqueles que têm livros a menos na Bíblia. Ou seja, não são os católicos que têm livros a mais, são eles que os tem a menos.

20. A graça e a fé agem através da caridade e das boas obras; portanto, a afirmação da graça de Deus que não conte com a liberdade humana e as boas obras está fadada ao fracasso na prática.

21. O Espírito Santo é quem nos santifica; portanto é um erro não acreditar na possibilidade da santidade pessoal como também o é procurar a santidade por si mesmo, sem a graça do Espírito Santo.

22. Já que a fé sem obras é morta, nulo é também, para o cristão, o princípio da “fé somente”.

23. O homem não pode justificar-se a si mesmo por suas próprias obras, mas isso não significa que ele esteja totalmente corrompido e que não seja capaz de nenhuma obra boa.

24. O ser humano continua tendo o livre arbítrio mesmo depois do pecado original; negar isso é não abrir os olhos à realidade.

25. Não existe uma dupla predestinação. Isto é, não existem seres humanos predestinados aos céus e outros predestinados ao inferno. Tal coisa é absurda e contrária à misericórdia e à justiça divina.

26. Os mandamentos de Deus não são impossíveis de serem guardados quando contamos com sua graça e nos esforçamos para colaborar com ela. Há várias pessoas, por exemplo, que vivem perfeitamente o sexto mandamento da Lei de Deus. Pasmem os semeadores impuros dessa propaganda sexólatra atual!

27. A teoria que afirma a distinção entre pecados graves e mortais já foi combatida por João Paulo II na “Reconciliatio et Poenitentia”. A Tradição da Igreja conhece pecados que levam à morte (mortais ou graves) e pecados que não levam à morte (veniais ou leves). Distinguir entre pecados mortais, graves e leves contra a Tradição da Igreja é uma forma de colocar determinadas teologias por cima da Divina Revelação.

28. Deus mandou fazer imagens em várias passagens da Escritura, a Tradição Cristã sempre as fez e o Concílio II de Niceia dogmatizou o feitio e a veneração das mesmas; portanto, quem afirmar o contrário está totalmente equivocado.

29. É preciso amar o diálogo, mas sem sacrificar a verdade; portanto equivocam-se aqueles que em nome do diálogo fazem compromissos que os tornam traidores da Fé verdadeira.

30. Mesmo que já não exista um Índice dos Livros Proibidos, nem tudo é permitido; moralmente falando, o católico deve estar atento para não ler nem ver qualquer coisa. Portanto é uma falsa liberdade querer, em nome de considerar-se adulto na fé, ir atrás de qualquer teólogo errado e de qualquer filme ou novela ou outra coisa que mine a própria Fé.

31. Que o atual ecumenismo precisa tomar rumos corretos, é indubitável, pois tem praticado muitas vezes o “falso irenismo” denunciado pelo Vaticano II; portanto erram aqueles que promovem um ecumenismo que não honre a verdade.

32. A caridade é ordenada, por isso na ordem do amor ao próximo, primeiro estão os nossos irmãos na fé. Sendo assim, erram feiamente aqueles que são muito caridosos com os evangélicos e pessoas de outras denominações religiosas, mas são raivosos contra seus próprios irmãos, os católicos que querem ter uma Fé segundo o Credo e na disciplina da Igreja.

33. Não há problema ter vários ritos na única Igreja Católica. Eles também são católicos como nós. Não estão concordes com a caridade de Cristo aqueles que não aceitam a lícita pluralidade entre nós.

34. São João Paulo II já fechou solenemente o assunto sobre a ordenação das mulheres; logo não é possível conferir a ordenação sacerdotal a elas. Quem defende a ordenação das mulheres tem um pensamento demasiado humano e passa por longe das coisas do Espírito; tal “fiel” está errado.

35. Dizer-se cristão e dizer-se a favor do aborto em algum caso é simplesmente desumano e anticristão; estão errados todos os abortistas e fazem um pecado que clama aos céus. Deus tenha piedade dessas pessoas!

36. As pessoas que se casaram no Senhor e depois se separaram, por motivos muitas vezes alheios à sua vontade, não podem comungar; contudo, é possível um acompanhamento para ver se há alguma situação que lhes permita a recepção dos sacramentos (por exemplo, o caso daqueles que vivem juntos por causa da prole, mas não têm relação sexual, pois vivem como irmãos). Em todo caso, “Amoris Laetitia” deve se interpretar sempre no contexto da Tradição da Igreja.

37. Os padres e reitores de seminário deveriam estar muito atentos para que nos seminários não entrem rapazes homossexuais, eles não servem para serem ordenados sacerdotes, pois seria um prejuízo para a Igreja Católica. Estão errados os que pensam doutra maneira.

38. Rapazes mulherengos, beberrões, homossexuais, homicidas, avarentos e ímpios não devem ser padres. Fazê-los sacerdotes não é somente um erro, mas também um escândalo para tantos cristãos e para o mundo.

39. Os pedófilos devem ser punidos mesmo, inclusive presos pela autoridade civil, pois se trata de um crime contra o outro. Erram os que têm uma falsa misericórdia.

40. Querer ordenar homens casados para o sacerdócio é desconhecer e/ou desprezar a Tradição Latina segundo a qual somente aqueles rapazes que foram agraciados com o dom do celibato podem receber o Sacerdócio. Pensar de outra maneira não é somente ter uma mente pastoral, mas errar claramente quanto à nossa Tradição.

41. Todo confessor que permite o uso de anticoncepcionais, preservativos e outros atos intrinsecamente maus segundo a Moral Cristã, estão errados e não devem ser escutados pelos fiéis, pois tais padres não estão sendo bons pastores, mas lobos disfarçados.

42. Aceitar em casos extremos meios anticoncepcionais não é correto. Mesmo nesses casos, há que ter fé, pois sempre há uma saída. Acaso o Senhor quando voltar encontrará fé nesta Terra?

43. A Missa deve ser celebrada corretamente, segundo as leis da Igreja; inventar e passar por cima dessas leis é algo ímpio, pois se trata de mudar as disposições da Igreja, Esposa de Cristo, quanto ao modo de celebrar o Santo Sacrifício de Cristo, Divino Esposo. A Missa é simplesmente Missa, sem adjetivos.

44. Desejar que a Comunhão seja administrada somente na boca aos fiéis não é algo contra a piedade cristã. De fato, assim foi administrada durante séculos.

45. Os padres, na confissão sacramental, não devem deixar de passar a penitência aos fiéis nem omitir as palavras da absolvição, cuja parte essencial é esta: “E eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo”. Fazê-lo de outra maneira é desconhecer ou desprezar parte do sinal sacramental desse Sacramento.

46. Se o sacerdote não passar a penitência, não por isso o Sacramento foi inválido porque o propósito de dar satisfação por seus pecados já está virtualmente contida em toda verdadeira contrição de qualquer penitente como elemento essencial. Contudo, não é correto não passar a penitência.

47. O Papa, seja ele quem for, sempre é o Vigário de Cristo e o sucessor do Apóstolo Pedro. Estão erradas todas as teorias sedevacantistas.

48. Alguns dizem que se o Papa errar então ele deixa de ser Papa e se apoiam em Santo Tomás e São Roberto Belarmino. Contudo, esses autores existiram antes da definição do dogma da infalibilidade pontifícia (1870). Após a definição do dogma já não se pode afirmar que se o Papa errasse solenemente em questão de fé e de moral, ele simplesmente deixaria de ser Papa. Não! Se isso, hipoteticamente, acontecesse, toda a Fé Católica estaria destruída. Se um dogma estivesse errado, por que os outros estariam certos?

49. Não podemos criticar o Santo Padre nem os nossos bispos publicamente, humilhando-os. Se temos que fazer alguma correção fraterna, há meios na Igreja para realizá-la na caridade e na verdade. Sejamos honestos, irmãos e caridosos.

50. Ninguém está negando o pluralismo em coisas plurais, mas defender “católicos com direito de decidir” como se o que Cristo deixou para a sua Igreja estivesse antiquado é não respeitar o primado de Deus. Esses tais se colocam por si mesmos fora da Comunhão com a Igreja.

51. A Missa é o Santo Sacrifício do Senhor, transformá-la numa mera ceia é herético.

52. O Sacramento da Eucaristia contém de maneira verdadeira, real e substancial todo o Cristo com o seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Ou seja, nesse Sacramento não está apenas a figura ou o sinal ou o poder de Cristo.

53. O adorável Sacramento da Eucaristia contém todo o Cristo sob uma e outra espécie e sob cada uma das partes de cada uma das espécies. Portanto, não se deve tratar os pequenos fragmentos da hóstia consagrada de qualquer jeito. É preciso purificar bem os vasos sagrados e cuidar para que os pequenos fragmentos que se desprendem do pão eucarístico não se percam. É uma pena ver como em algumas igrejas se trata tão mal Nosso Senhor.

54. Os frutos da Eucaristia são vários, mas o principal não é o perdão dos pecados, como ensina a doutrina católica. Portanto, não se pode dizer que se deve dar a Eucaristia indiferentemente aos pecadores, já que Jesus veio para os pecadores. Portanto, continua válido aquela disposição da Divina Revelação de que comungar em pecado mortal é um horrível sacrilégio.

55. Os sacerdotes não devem negar a Unção dos Enfermos aos fiéis gravemente enfermos, tal negação além de ser uma negligência indigna de um sacerdote é também prejuízo para os fiéis. Pecam os sacerdotes que, sem causa justa, não dão a Unção aos fiéis de Cristo.

56. Queremos que não seja excluída a cultura cristã nas nossas nações, mas há pessoas da própria Igreja que retiram os sinais sagrados das nossas cidades: as torres das igrejas, as cruzes nas igrejas, as batinas e as roupas clericais, os hábitos dos religiosos. Se não utilizarmos esses sinais cristãos, como queremos que não sejam retiradas as cruzes dos senados e das escolas?

57. Os religiosos dão testemunho da escatologia no nosso mundo, nesse contexto é necessário que eles voltem a usar o hábito religioso.

58. As pessoas morrem e logo após vem o juízo e o prêmio ou o castigo. Não é verdade que depois da morte as pessoas ficam dormindo até o juízo nem é verdade que elas estão agora mesmo ressuscitando logo após a morte.

59. As indulgências continuam a ser uma doutrina católica e é possível fazer algo para ganha-las. Por outro lado, tenho minhas dúvidas se a Igreja realmente vendia indulgências, pois essa história pode estar mal contada, o que devia fazer era conceder indulgências se você fizesse determinada obra boa, uma das quais poderia ser uma ajuda para a construção da Basílica de São Pedro. Contudo, é possível que os pregadores da época tenham exagerado na pregação dando a entender que a Igreja vendia indulgências.

60. Hoje, contudo, as ofertas que damos para que se celebrem Missas por nós podem dar a mesma ideia de venda de graças, contudo todo católico sabe que não se trata de nenhuma venda de dons espirituais. E, contudo, sou a favor que se retire a tabela de emolumentos no que se refere aos sacramentos.

61. A identidade do sacerdote é Cristo, já chega de ficar buscando a identidade do sacerdote quando ela está bem definida. Portanto, toda espiritualidade sacerdotal que não busque uma maior configuração existencial com Cristo sacerdote pode até ser avançada e correr muito, porém corre fora do caminho. Pode até chegar longe na sua modernidade, mas não vai levar as pessoas para o céu.

62. A figura de sacerdote socializado, moderninho e cheio de adaptações do Evangelho tem seu castigo: a falta de vocações em tantas dioceses.

63. A Pastoral que funciona mesmo é a de São João Maria Vianney: rezar, atender confissões, preocupar-se com a salvação das almas.

64. O lugar dos sacerdotes católicos não é o palco, para evangelizar cantando existem leigos excelentes. Faltam muitos sacerdotes na pregação, no confessionário e na formação dos cristãos.

65. O lugar dos sacerdotes católicos não é a política, esse é um dos campos dos leigos. Lugar de padre é na condução do rebanho de Cristo rumo à eternidade. A formação que os padres dão aos fiéis será aproveitada também na política, porém como tradução real que cada fiel leigo deverá fazer livre e responsavelmente.

66. A Igreja existe para a salvação da humanidade, não para questões meramente sociais. Já dizia o Papa que a Igreja não é uma ONG.

67. O céu existe e é eterno. Erram aqueles que não acreditam na imortalidade da alma e no prêmio eterno.

68. O inferno existe e é eterno. Erram aqueles que dizem que o inferno é aqui.

69. Já que normalmente as pessoas não morrem totalmente purificadas e por isso não estão preparadas para ir ao céu, nem morrem – muitas vezes – em pecado mortal e por isso não merecem o inferno; é necessário que exista um término médio que as prepare para o céu. Esse estado intermediário se chama purgatório; negá-lo não é somente ofender a Bíblia, mas também ofender a razão.

70. Há vários séculos, os homens e as mulheres de Deus, os nossos santos, têm tido uma devoção enorme ao Rosário de Nossa Senhora. Não ser devoto de Nossa Senhora e não apoiar a reza do Rosário cheira mal ao nariz católico.

71. Se você participar de uma Missa e ela não for realizada segundo o rito católico ao menos substancialmente, então, pelo bem da própria Fé, você não está obrigado a participar daquela Missa. Vá a outra. Se não houver, faça alguma oração em casa mesmo e fique tranquilo, pois já que não tem Missa católica então não está obrigado a cumprir o preceito.

72. Os leigos têm o direito e o dever de advertir o clero sobre seus erros. Porém, como bons filhos, devem fazê-lo discreta e respeitosamente. Doutra maneira, seria prejudicar a unidade.

73. A ideologia de gênero se chama assim por ser uma teoria maluca inventada por pessoas que não se preocupam com o que diz a ciência. Portanto, são exatamente isso: ideólogos.

74. Católico a favor da ideologia de gênero está se separando da retidão dos costumes. Dá pena o despenhadeiro desses caóticos.

75. Foi muito bom que os espanhóis e os portugueses tenham evangelizado essas terras americanas, assim nos deixaram o grande amor ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora. Pensar que o trabalho deles foi um erro, apesar de alguns abusos, é desconhecer o bem da Boa Nova, que é Cristo.

76. Galileu Galilei não morreu atormentado pelos altos dignitários da Igreja Católica. Não. Galileu morreu como bom católico e depois de receber os Santos Sacramentos. Quem disser outra coisa, desconhece a história.

77. A Igreja Católica não é contra a teoria da evolução, tampouco é a favor. Esse campo das ciências a Igreja o deixa à livre discussão dos homens, sabendo que essa teoria não contradiz a fé, pois o importante nessas questões é afirmar que é Deus quem cria e infunde a alma em cada novo ser humano.

78. Como todo ser humano tem o desejo da felicidade e, portanto, o desejo de Deus, o ateísmo é uma realidade antinatural. Todos os ateus deveriam se esforçar por buscar a verdade e sair dessa situação.

79. A indiferença religiosa é uma desonestidade intelectual para consigo mesmo, pois todo ser humano deve buscar a verdade e segui-la em consciência uma vez encontrada. Erram aqueles que querem ficar comodamente preguiçosos na busca da verdade e do bem.

80. Nas canonizações, o Papa é infalível. Portanto, erram aqueles que duvidam se determinados santos canonizados são verdadeiramente santos.

81. É preciso reconhecer aqueles grupos que os Sumos Pontífices aceitaram como católicos, mesmo que a pessoa não goste. É temerário ir contra o Santo Padre.

82. Maria Santíssima é Mãe de Deus já que quem se encarnou foi o Filho de Deus. Ela é mãe de Deus segundo a humanidade de Jesus Cristo.

83. Maria Santíssima é sempre virgem: antes, durante e depois do parto. Parece-me um desrespeito não reconhecer esse grande dom de Deus dado à Nossa Senhora.

84. Maria Santíssima é Imaculada Conceição: ela foi concebida sem o pecado original. Além do mais, ela não teve nenhum pecado atual. Ela é toda santa.

85. Maria Santíssima, após o curso de sua vida, foi elevada ao céu em corpo e alma. Contudo, é opinável se Maria morreu ou não; opino que ela morreu e logo após foi levada ao céu em corpo e alma.

86. Maria Santíssima é nossa mãe na ordem da graça, afirma-o o Catecismo da Igreja Católica. Um cristão que não tem amor a Nossa Senhora está se distanciando da fé verdadeira.

87. O homem é imagem e semelhança de Deus, deve-se respeitar, portanto, a dignidade do ser humano. Essa consideração nos ajudará a aceitar as novas vidas humanas em nosso meio.

88. É fato: quando o homem despreza a Deus, diminui o ser humano.

89. O diabo existe e tenta muito. As pessoas que pensam que ele não existe caíram no jogo dele: fazer com que se acredite que ele não existe, pois assim ele atuaria mais facilmente.

90. O pecado é um ato pessoal. Mas, além disso, existe responsabilidade nossa em pecados cometidos por outros quando neles cooperamos.

91. Uma versão tímida do comunismo é o socialismo. Mas é justamente essa versão aguada do marxismo que está mostrando suas garras contra Deus e a Igreja.

92. Homem e mulher são iguais em sua dignidade e direitos, mas são diferentes em suas próprias constituições. Essas diferenças são boas e proporcionam a complementariedade que Deus quis entre homem e mulher.

93. A Lei Moral Natural não é um imperativo que chega a nós desde fora, mas é uma participação na sabedoria e na bondade de Deus. A Lei Moral expressa, desde dentro de nós mesmos, o sentido moral original e nos permite discernir o bem do mal, a verdade da mentira.

94. O católico não pode ser espírita nem pode realizar práticas alheias religiosas ao cristianismo. Não deve praticar adivinhações, recursos ao diabo, evocação dos mortos, consultas a horóscopos. O cristão católico deve rejeitar também a astrologia, a quiromancia, a interpretação dos presságios e da sorte, o recurso aos médiuns, a magia, a feitiçaria, o uso de amuletos.


95. Comer, beber e Fumar não são pecados; mas deve-se exercitar a virtude da temperança em todas essas ações. Não precisamos condenar os cristãos que sabem beber e fumar com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário